Brasil

Aprovado projeto de lei que limita passageiros em pé no DF

Foi aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal o projeto de lei número 96/2015 que limita o número de passageiros transportados em pé nos ônibus. Segundo a proposta do deputado Bispo Renato Andrade, o total de usuários que poderiam viajar nestas condições deveria ser de no máximo 50% da capacidade do veículo.

Na visão do deputado, a medida deve ajudar no conforto do passageiro e coibir praticas como furtos, assédio ou abuso sexual.

A PL, no entanto, não detalha como será feita a fiscalização e quantos veículos deverão ser incorporados à frota para suprir a demanda. Se a proposta virar lei, o novo esquema passará a funcionar em 1º de janeiro de 2017 para adaptação das empresas. A multa é de 3 mil vezes o coeficiente tarifário.

Vagão Rosa

Também no DF foi aprovado o projeto de lei apresentado pela deputada Telma Rufino, que cria o Vagão Rosa, destinada as mulheres no metrô do Distrito Federal nos horários de pico.

Tanto a proposta do vagão rosa, quanto da limitação de passageiros em pé nos ônibus precisam ser votadas em segundo turno, e depois a redação final segue para a sanção do governador Rodrigo Rollemberg.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus