Trens Regionais

Proposta busca acelerar ligação ferroviária entre Brasília e Goiás

O Governador de Goias, Marconi Perillo, propôs ao presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, a elaboração do projeto executivo de uma nova linha ferroviária entre o Estado e Brasília, com 85 km de extensão.

O projeto prevê a construção em três fases, sendo a primeira com a ligação direta entre as regiões para passageiros. A segunda, a construção de um ramal para Águas Lindas, integrações com o sistema de transporte urbano do Entorno de Brasília e, a terceira, a instalação de cargas na ferrovia, possivelmente havendo ligação com a Ferrovia Norte-Sul e a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico).

O projeto de viabilidade econômico-financeira da ferrovia aponta que neste momento somente o transporte de passageiros é viável. O projeto prevê estações em Goiânia, Anápolis, Águas Lindas, Brasília e Santo Antônio do Descoberto.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus