Internacional

Novo modelo de trem metropolitano entre em operação em Tóquio

Nesta semana o passageiro de trem de Tóquio vai contar com um novo trem. A composição produzida pela J-TREC deve substituir as antigas séries E231-500, em uso desde 2002. O trem deve operar em uma linha metropolitana.

O novo trem é formado por 11 vagões, sendo seis deles motorizados e outros cinco reboques, e são constituídos por aço inoxidável e um novo sistema de fechamento de portas, mais seguros ao passageiro.

A composição pode chegar a velocidade de até 120 km/h, e possui sistema de monitoramento de condição em tempo real e diagnósticos, com dados operacionais continuamente sendo relatado para o centro de controle.

O salão é equipado com iluminação de LED, inclusive com monitores que devem exibir propaganda. Os assentos são 460 mm de largura, cerca de 10 mm mais larga do que os atuais.

A linha ferroviária que o trem deve prestar serviço é denominada Yamanote, que alimenta a rede metroviária de Tóquio, esta que por sua vez possuí 13 linhas, 282 estações em 286,2 quilômetros de extensão.

toquio

toqioo2

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus