Caiu o apoio à politica pública na ampliação da malha cicloviária na cidade de São Paulo. De acordo com pesquisa feita pelo Datafolha no dia 28 e 29 de Outubro com 1092 pessoas, com margem de erro de 3 pontos percentuais, 56% dos entrevistados são favoráveis às ciclovias.
Ainda que o cenário aponte como uma maioria, o índice é menor do apontado na pesquisa anterior, onde 80% dos entrevistados eram a favor. O estudo mostra que entre os mais jovens –16 e 29 anos– é a faixa etária que representa a maior aprovação, na casa dos 73%. Os entrevistados entre 41 e 59 anos, o percentual cai para 41%, e os com idade acima de 60 anos, 40%.
O instituto diz ainda que entre as críticas dos que desaprovam o projeto da prefeitura de São Paulo estão a subutilização e a precarização das faixas na periferia.
Redução de velocidade e abertura da Paulista
O Datafolha ainda trouxe um panorama sobre outros dois programas da administração do prefeito Fernando Haddad: redução de velocidade e fechamento da Avenida Paulista aos carros. Há empate em relação à mudança da velocidade, onde contrários e a favor somam 47% cada. Em relação a abertura da Avenida Paulista às pessoas, uma ligeira maioria é a favor: 47% contra 43% contrários.
Aprovação do Prefeito
Junto com as pesquisas de opinião, veio a tona também o índice de confiança no paulistano da Administração de Haddad, onde os números mostram que 49% dos paulistanos reprovam a atual gestão, considerando-a ruim ou péssima. Outros 34% consideram a gestão regular e 15% a avaliam como ótima ou boa. Entre os que aprovam Haddad, estão o grupo dos mais jovens e dos mais escolarizados.
Na avaliação do Professor da FGV, Fernando Abrucio em comentário na rádio CBN, quase todos os prefeitos de capitais estão com avaliação ruim pela imagem negativa geral dos políticos. Ele lembra uma pesquisa da Ibope que apontava que as principais lideranças políticas do país tiveram grandes rejeições, entre eles Lula, Serra, Aécio e Marina.
O professor diz ainda que o antipetismo somado a medidas consideradas “polêmicas” como as ciclovias e as redução de velocidade, contribuem para este cenário.
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