Os trens da Linha 17-Ouro devem iniciar testes a partir do final de 2016, segundo nota do Metrô ao jornal “O Estado de São Paulo“, que noticiou três reportagens sobre atrasos em obras dos monotrilhos, do Governo Estadual. De acordo com a companhia, estruturas de seis trens foram fabricadas.
As composições estão sendo produzidas por consórcio formado pela Brasileira MPE e a empresa Malásia Scomi. A reportagem da conta de que o Ministério Público abriu investigação para apurar a qualidade dos projetos dos monotrilhos, e que o consórcio estaria com dificuldades técnicas para entregar o material ao Metrô.
Mesmo se tivesse concluído os trabalhos, teoricamente o Metrô não teria local para estacionamento dos trens, já que o Pátio Água Espraiada ainda esta em obras.
A Linha 17-Ouro (Morumbi-Aeroporto-Jabaquara), quando concluída, contará com 17,6 km de extensão e 18 estações. A demanda total prevista Jabaquara – Congonhas – São Paulo/Morumbi será de 420.290 mil passageiros/dia. A previsão inicial é que o primeiro trecho (Aeroporto-Morumbi/CPTM) comece a operar no segundo semestre de 2017.