BRT

Rio pode ganhar mais 5 BRTs em 2 anos

Durante a Cúpula dos Prefeitos, realizada nesta quarta, 9, no Rio de Janeiro, o presidente da Fetranspor (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros), Lelis Teixeira, disse que a instituição tem projetos para a criação de 5 novos BRTs na cidade do região metropolitana do Rio de Janeiro e que tudo poderia ser feito em até 2 anos.

De acordo com reportagem do O Globo, o estado estuda a implantação dos corredores BRT do Leste Metropolitano e na Baixada Fluminense. No caso do Leste Metropolitano (Niterói-São Gonçalo- Itaboraí), o BRT deverá estar articulado com o projeto da Linha 3 do metrô. Já na Baixada Fluminense, os novos corredores deverão estar articulados com o sistema de trens e com o sistema de BRTs da cidade do Rio. O secretário estadual Transportes, Carlos Roberto Osorio, disse, no entanto, que por conta das restrições orçamentárias em curso, será necessário buscar parcerias com a iniciativa privada, o governo federal e municípios para viabilizá-los.

O prefeito Eduardo Paes também esteve no evento e disse que irá entregar, até o fim do seu mandato, os 150 km de BRT prometidos e disse que não pode se comprometer com mais pois sua gestão já está no fim.

Em uma outra palestra do evento, o ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner, afirmou que o investimento no metrô é o ideal mas deve-se focar nos transportes de superfície, como os BRTs, pois traz benefícios a curto prazo.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus