TAV

Malásia ganha trem mais rápido do mundo sobre trilho estreito

Entrou em operação um trem de média velocidade ligando as cidades de Kuala Lumpur e Badang Besar, na malásia sobre uma ferrovia de um metro de largura. Fabricado pela Chinesa CSR Zhuzhou Electric Locomotive Co., é a composição mais rápida do mundo sobre trilhos estreitos.

O trem percorre um trajeto de 600 quilômetros na direção norte-sul, após 40 mil quilômetros de testes e 10 mil quilômetros corridos sem problemas técnicos. A viagem tem duração de cerca de 5 horas, 7 horas a menos do que os meios de transporte utilizados anteriormente.

O trem percorre as distâncias em uma velocidade de 160 quilômetros por hora. Outras 9 composições encomendados pela Malásia entrarão em circulação em breve.

Em termos comparativos, os trens de alta velocidade do Japão anda sobre trilhos com bitola entre 1,067m a 1,435m. Os trens da CPTM e das linhas 1, 2 e 3 do Metrô de São Paulo usam bitola de 1,60 m.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus