Metrô Rio

Governo do Rio quer começar expansão da linha 2 em 2016

O secretário estadual dos transportes, Carlos Roberto Osorio, disse que quer começar, após as Olimpíadas, as obras de expansão da linha 2 do Metrô Rio, ligando Estácio à Praça Quinze. O projeto desta expansão consta desde 1968 no projeto do metrô carioca. A concessionária Metrô Rio fará os estudos necessários para viabilizar a extensão da linha.

“A grande maioria dos usuários da Linha 2 tem como destino o Centro do Rio. Então, essa extensão vai resolver bastante o grande desafio do metrô, que é a superlotação da Linha 2. Já identificamos uma demanda adicional de 400 mil passageiros por dia para o trecho, que terá 3,7 km de extensão”, disse Osorio.

Estão previstas, além de Estácio, Carioca e Praça Quinze, estações no Catumbi, que não fazia parte do projeto original, e na Cruz Vermelha.

Osorio disse que as escavações devem começar pela estação Estácio, que irá passar por reformas, e seguirá até a Praça Quinze, onde haverá conexão com as Barcas e o VLT.

“Queremos encaixar o término da obra da Linha 4 com o início da expansão da Linha 2 para aproveitar os profissionais que já estão qualificados. Esse é o esforço que estamos fazendo” afirmou o secretário.

Sobre a estação Catumbi, o Osorio diz que há demanda: “O Catumbi tem se desenvolvido. Com a desativação do presídio da Frei Caneca, entraram residências, vieram empresas. O Sambódromo fica ali do lado. Então, na nossa visão, tem demanda”.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus