Ciclista

Ciclovia é alterada para beneficiar família Tatto, diz jornal

Imagem extraída do Google Maps

De acordo com reportagem da Folha de São Paulo desta sexta, 18, a prefeitura alterou uma ciclovia, que deveria ser em linha reta, e implantou uma nova com diversos desvios e remendos. A troca beneficiaria a família do secretário municipal dos transportes, Jilmar Tatto, visto que a ciclovia deixou de passar em frente a cinco imóveis da família.

O projeto original previa 2 km de ciclovia em linha reta. Com a mudança, a ciclovia ganhou mais 400m e novas curvas, mais travessias, que obrigam os ciclistas a fazerem ziegue-zague entre os carros.

Ainda segundo a Folha, para a nova rota, a prefeitura teve que asfaltar um trecho de uma rua e com isto, a via ficou impermeabilizada, causando alagamentos em garagens.

A reportagem do jornal visitou os imóveis da família Tatto e em todos haviam carros estacionados na porta, onde, caso a ciclovia passasse, não poderiam estar ali.

A ciclovia começa na Rua Alexandre Dumas, na região de Santo Amaro, faz um brusco “desvio” pela rua Fernandes Moreira e retorna à primeira via na reta final. A versão original deveria percorrer de ponta a ponta a Rua Alexandre Dumas.

A prefeitura diz repudiar qualquer insinuação de que a rota da ciclovia implantada na zona sul de São Paulo “atenda interesses privados ou familiares de qualquer autoridade”.

Ainda segundo a gestão Haddad, a CET seguiu critérios técnicos e que levou em consideração principalmente “a conexão com outros meios de transporte”, como a conexão com a estação Granja Julieta.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus