Internacional

Bombardier e Solaris juntas em projeto de ônibus elétrico

Duas fabricantes de veículos de transportes para passageiros estão unidas em um projeto de veículos ecologicamente correntos: A Bombardier e a Solaris estão testando quatro ônibus elétricos com tecnologia de recarga por indução.

Os veículos estão em testes em Berlim, na Alemanha, e podem ser fabricados em maior escala para venda. Os testes compreendem em trajetos de 6,1 quilômetros e as recargas são feitas por placas instaladas nos terminais localizados nos pontos finais por um tempo de quatro a sete minutos. Os veículos prestam serviços na linha 204 que liga a estação de Südkreuz à Universidade Tecnológica de Berlim.

O ônibus de 12 metros do modelo Urbino 12 Electric foi fabricado pela Solaris Bus & Coach, marca polonesa conhecida mundialmente por fabricar trólebus, e as baterias e estações de recarga pela Bombardier, marca forte em fabricação de trens e aviões. Já o sistema elétrico é da Vossloh Kiepe, mesma fornecedora do VLT de Santos.

O veículo possui baterias de lítio, e pode atingir a velocidade de até 65 quilômetros por hora. As autoridades locais pretendem poupar 260 toneladas de gás carbônico na atmosfera por ano.

Update: Referente a autonomia do veículo, segundo publicação da Bombardier, “depende de condições de lotação, trânsito, clima e etc.” Potência do motor é de 160 kW, com consumo médio de 1,3 a 1,8 kWh por km e a bateria tem capacidade de 90 kWh (tensão 660v). (Ajuda do nosso leitor Giuliano 🙂 )

ebus2

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus