SPTrans

Bilhete Único Mensal só atinge 2% do total de usuários

Imagem de Fabio Arantes – SECOM

De acordo com reportagem publicada hoje pelo portal de notícias UOL, 2 anos depois de ser lançado, o BIlhete Único Mensal ainda patina para alcançar a meta de 12% do total de passageiros definida pela Prefeitura de São Paulo. Hoje, apenas 2% de todos os usuários utilizam da modalidade.

Na época de lançamento do BU Mensal, o secretário municipal dos transportes, Jilmar Tatto, disse que o bilhete seria vantajoso para 861.742 passageiros, ou 19% do total. Desta marca, só foi atingido 11,9% de usuários.

Na média dos dias úteis do período de janeiro a agosto deste ano, o sistema registrou 9,4 milhões de embarques, dos quais 196.215 foram feitos com o Bilhete Mensal. Considerando também as modalidades Semanal e Diário, os embarques somaram 212.140, que representa um pouco mais de 2% já citados.

A SPTrans informou que foram vendidas 547.014 cotas do Bilhete Mensal no período de janeiro a agosto de 2015, o que dá uma média de 68.377 por mês. As vendas atingiram o ponto mais alto em agosto: 92.002 cotas. Levando em conta esta quantidade, o bilhete alcança somente 10,7% dos potenciais usuários previstos pela prefeitura.

Lembrando que a partir deste ano, o BU Mensal, Semanal e Diário ficaram mais atrativos aos usuários visto que as passagens tiveram reajustes porém nao foi aplicado para estas modalidades.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus