Inauguração da Ciclovia | Foto: Rafael Narchi
Pedestre

Paulista e mais 4 vias serão abertas as pessoas aos domingos

Imagem de Rafael Narchi

Após a audiência publica que debateu o fechamento da Avenida Paulista aos carros, e consequentemente a abetura total às pessoas, a prefeitura de São Paulo revelou novas vias que devem seguir o mesmo esquema. A audiência contou com mais de 200, destes, 20 pessoas fizeram intervenções no debate, e cinco foram contrários a ideia.

As vias que poderão ser abertas aos domingos, além da paulista são: Avenida Sumaré, Carlos Caldeira Filho, no Campo Limpo, Mar Paulista, na Zona Sul e Benedito Galvão, na Vila Formosa, Zona Leste.

Entre os favoráveis a abertura da Paulista estava Renê Fernandes, integrante do Centro de Empreendedorismo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Ciclocidade. “Além de ser um espaço importante para que as pessoas interajam entre elas, também é um lugar de lazer. Nossa cidade é carente deste tipo de espaço e o impacto seria positivo, não só nos comércios de alimentos e bebidas, mas entre os hotéis, que estão mais vagos no fim de semana e podem diversificar sua clientela com turismo, além do visitante de negócios”, disse.

“Precisamos estar preparados para os problemas que o fechamento vai trazer. É preciso preparo para mediar mais um conflito na cidade. Além disso, o fechamento vai demandar equipe, estrutura, mais GCM, mais CET e banheiros. Isso gera custo para um orçamento que é tão comprometido”, afirmou o representante do Conseg Liberdade, Rafael Vitorino, contrário a medida.

Cruzamentos

O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, afirmou durante a audiência que será permitido a travessia de veículos e ônibus no cruzamento da Paulista com a Brigadeiro Luís Antônio e estuda ainda adotar a mesma medida na Augusta.

“O compromisso que temos com o Ministério Público é fazer as audiências públicas, além de apresentar os estudos do ponto vista da circulação, para depois, tomar uma decisão de abrir em definitivo”, disse Tatto, que acredita que com entrega dos estudos, a via poderia ser aberta já no próximo domingo (27), como marco da Semana da Mobilidade.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus