Ciclista

Cicloativistas pedem reparos em vias e ciclovias na periferia

O prefeito de São Paulo Fernando Haddad esteve com cicloativistas nesta segunda-feira (10) para debater a implantação de novas ciclovias, além de ajustes na malha existentes. A cidade conta com 356 vias para ciclistas, sendo que a atual administração implantou 295.

“Esse apoio de vocês é muito importante, porque vocês não são só usuários e sim, têm um grau de especialidade que vai para além do usuário e está fazendo uma reflexão sobre o assunto”, disse Haddad.

Entre os grupos de ciclistas estavam o Ciclocidade, CicloBR e Bike É Legal. Entre as pautas levadas pelos ciclistas estão a ampliação de novas faixas nas regiões periféricas, e ajustes na sinalização das vias já existentes.

Leia também: Movimento pressiona poder público para implantar ciclovias em bairros periféricos de São Paulo

“As pessoas, de forma oportunista, têm divulgado que as ciclovias seriam terríveis e a gente tem rebatido isso, mas ao mesmo tempo nos preocupa e dificulta quando nos deparamos com situações [em] que existem de fato alguma falha e até de manutenção. Estamos completando um tempo já de ciclovias e é natural que algumas estejam desgastadas”, afirmou Gabriel Di Pierro, diretor do Ciclocidade.

“Para além da estrutura cicloviária, a gente compartilha espaço. Mesmo que a gente chegue a uma rede de 1.000 quilômetros de ciclovias, vamos continuar com 17.500 quilômetros de vias para compartilhar. Então, reduzir o limite máximo de velocidade, além de aumentar a velocidade média, são fundamentais para o compartilhamento e redução de mortes”, afirmou o consultor de políticas de mobilidade urbana e diretor do Ciclocidade Daniel Guth.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus