Trens Regionais

ANTT fará consulta sobre trem que ligará Brasília a Goiânia

Até o final de Outubro, a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), órgão ligado ao Ministério dos Transportes, iniciará um “procedimento de manifestação de interesse público (PMI)” para construção de linha ferroviária entre Brasília e Goiânia.

Em outras palavras, o poder público fará uma consulta com empresas interessadas em disputar futuros contratos de concessão e estudos de viabilidade sobre a futura ferrovia, que transportará passageiros e cargas.

Eu diria que este é um dia histórico para essa região de Brasília e Goiânia. A transformação da linha férrea entre Brasília e Luziânia em [linha para] trem de passageiros vai atender a uma população muito grande que se desloca diariamente para trabalhar na capital”, disse o Governador Distrito Federal (DF), Rodrigo Rollemberg. Cerca de 15% das pessoas que trabalham no Distrito Federal moram no Entorno.

A ferrovia deve ter aproximadamente 200 km, entre Brasilia e a capital goiana, e vai atender à população de Águas Lindas, cidade goiana localizada a 55 quilômetros da capital federal. O trem deverá operar em velocidades do tipo média, geralmente até 140 km/h.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus