Não foi desta vez os passageiros da Vila Prudente puderam utilizar o monotrilho da Linha 15-Prata em horário estendido. Semanas atrás o Governo do Estado tinha a previsão de ampliar a operação das 7h às 19h, da ligação de quase 3 km entre as estações Vila Prudente e Oratório.
Uma reportagem do jornal “Diário de São Paulo” publicou nota do Metrô, que afirma que a operação segue das 9h às 14h por conta de testes:
“Hoje o Metrô notificou e autuou a Bombardier pelo não cumprimento dos prazos estabelecidos. O Metrô vem cobrando da Bombardier que as pendências de testes dos trens e dos equipamentos de sinalização sejam solucionadas. Até o momento, isso não foi feito”, respondeu a companhia em nota. A Bombardier não se pronunciou.
A linha 15-Prata é a pioneira no Estado de São Paulo na operação da tecnologia do Monotrilho, somado a outras tecnologias como o sistema driverless, ou seja, sem a presença do operador de trem, assim como na Linha 4-Amarela.
É natural que se tenha uma expectativa por parte dos usuários na ampliação do horário. Porém, a nota do Metrô mostra a necessidade dos testes afim de se ter uma maior confiabilidade na operação do sistema. Falando em testes, recordamos que a Linha 4-Amarela foi inaugurada em Maio de 2010 em horário reduzido, e só teve o horário de operação estendido depois de mais de um ano. A linha 15 foi inaugurada em Agosto de 2014.