Internacional

Dublin quer banir carros do centro

Se em São Paulo projetos da abertura da Avenida Paulista para pedestres e ciclistas aos domingos já gera oposição, imagine fechar espaços permanentemente para os carros?

Dublin, na Irlanda quer fechar ruas do centro permanentemente aos automóveis, e as autoridades apresentaram um plano de 150 milhões de euros (cerca de R$530 milhões), que inclui o alargamento de calçadas, instalação de ciclovias e investimentos em transporte coletivo.

No transporte público, um Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) será instalado junto com um sistema de corredor de ônibus do tipo BRT.

Em uma lista com as cidades mais congestionadas do mundo, Dublin aparece em quarto lugar. Rio de Janeiro, Salvador e Recife também estão no Top 10. Com a medida, a cidade quer reduzir o deslocamento por meio do carro de 33% para 20% até 2017. Na mesma medida, o governo local prevê que 55% de viagens sejam feitas por transporte público, 15% em bicicleta e 10% a pé.

Na mesma linha, Paris, Madrid e Bruxelas, já seguiram a mesma tendência.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus