Greve

Perguntas e repostas sobre a Greve da CPTM

Quais linhas estarão em greve nesta quarta-feira (3)?

– 7 Rubi – Luz – Francisco Morato – Jundiai
– 10 Tuquesa – Brás Rio Grande da Serra
– 11 Coral – Luz – Guainazes (Expresso Leste) e Guainazes – Estudantes
– 12 Safira – Brás Calmon Vianna

Por que as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda não estarão em greve?

Por que o sindicato que representam os trabalhadores destas linhas é diferente dos demais. Ao todo são 3 sindicatos que correspondem as empresas que antecederam a CPTM na década de 90.

Como faço para me deslocar sem os trens da CPTM?

Depende. No caso da Linha 7, se estiver dentro da cidade de São Paulo, ônibus municipais serão a alternativa. No caso de passageiros das cidade vizinhas, os ônibus gerenciados pela EMTU. O mesmo vale para as linhas 10-Turquesa e 12-Safira.

Estes sites aqui podem te ajudar: SPTrans e EMTU

No caso da Linha 11-Coral no trecho do Expresso Leste, a partir da estação Corinthians-Itaquera estará a disposição a Linha 3-vermelha do Metrô. Mas chegue cedo e se prepare para grandes lotações. Em dias normais já é costumeiro uma grande concentração de passageiros, imagine nesta quarta?

Haverá ônibus extras para cobrir os trajetos em greve?

Sim. A São Paulo Transporte (SPTrans) informou que irá acionar o Plano de Apoio entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese).

Haverá greve no Metrô ou ônibus?

Não. os sindicatos que representam as categorias já aceitaram as propostas e descartaram paralisações.

O que dizem os trabalhadores?

Os funcionários da CPTM pediram reajuste de 9,29% sobre os salários. Por isso deverão fazer a greve por 24 horas

O que diz a CPTM?

“A CPTM considera irresponsável a decisão dos sindicatos dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central, que representa os empregados das linhas 11-Coral (Luz-Guaianazes-Estudantes) e 12-Safira (Brás-Calmon Viana) e dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo, representante das linhas 7-Rubi (Luz-Francisco Morato-Jundiaí) e 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra) de paralisar a prestação dos serviços, a partir da zero hora, desta quarta-feira (3). A decisão vai contra a recomendação da justiça de continuar as negociações sem paralisação dos serviços até o próximo dia 11 de junho, quando haverá nova reunião no TRT – Tribunal Regional do Trabalho. Embora respeite o direito de greve, a CPTM ressalta que a paralisação do sistema prejudicará quase 3 milhões de usuários que utilizam diariamente a rede da CPTM para chegar ao trabalho, a escola, ao médico, a rede hospitalar, entre outros inúmeros compromissos assumidos, confiando sempre no serviço prestado pela Companhia.” – diz nota da companhia.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus