Brasil

Metrô de Belo Horizonte e Porto Alegre podem entrar em pacote de concessões

O governo federal avalia incluir em pacote de privatização os trens de Porto Alegre e Belo Horizonte. Segundo porta voz do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, projetos de concessões estão sendo desenvolvidos para ajudar os Estados.

Em 2009 houve a intenção de estabelecer uma Parceria Público Privada (PPP) para o metrô da capital mineira, porém não caminhou já que nunca houve acordo com o governo federal. Já no metrô de Porto Alegre, operado pela estatal federal Trensurb, o governo federal estuda a criação de um fundo garantidor para viabilizar os financiamentos necessários para ampliação dessas linhas.

As concessões fazem parte de uma pacote de logística do Governo federal com previsão de investimentos entre R$ 110 bilhões e R$ 130 bilhões nos próximos anos.

O pacote de privatizações, segundo o jornal “O Estado de São Paulo” contempla 11 rodovias (4.382 km), quatro aeroportos em grandes capitais (Salvador, Fortaleza, Porto Alegre e Florianópolis), sete aeroportos regionais, além de ferrovias.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus