Imagem do blog Floripa Ônibus
A Grande Florianópolis deve ganhar um corredor novo corredor de ônibus metropolitano do tipo BRT (Bus Rapid Transit). A execução será por meio de uma Parceria Público Privada (PPP) e as obras devem começar em julho de 2016 com previsão de operação para 2018.
“A parceria é para a infraestrutura onde circularão os BRTs. É similar a uma concessão, só que a diferença é que não há pedágio. O próprio poder público, neste caso o governo do Estado, se propõe a remunerar a empresa privada quando a obra estiver pronta. Será estabelecida a modelagem econômica e uma vez lançado o edital, a empresa que vencer a concorrência tem obrigação de implantar as obras, todas as intervenções dentro do prazo contratual. Ela receberá pelo serviço depois da obra pronta.” disse o Coordenador do Plano de Mobilidade Sustentável da Grande Florianópolis (Plamus), Guilherme Medeiros falou ao Diário Catarinense
A primeira etapa do projeto será em 10 quilômetros entre os Kms 0 e 5,50 da BR-282 (Via Expressa de acesso a Florianópolis) em São José até o terminal do Centro de Florianópolis. Os veículos deverão ligar os dois pontos em 15 minutos, o que hoje se gasta 40 minutos nos horários de pico.
A obra faz parte de uma série de medidas para melhorar o tráfego entre a Ilha e o Continente, segundo a Superintendência da Região Metropolitana da Grande Florianópolis. Entre as ações estão a licitação de serviço de guincho e integração dos órgãos de gestão de trânsito nos níveis federal, estadual e municipal para dar respostas rápidas a incidentes na região metropolitana.