O usuário do Metrô de São Paulo esta mais conectado. Pelo menos é o que revela a pesquisa “Caracterização do Usuário e Seus Hábitos de Viagem”, realizada pela empresa, cujo os dados foram obtidos pelo Via Trolebus. O estudo é feito em geral a cada dois anos.
Os dados revelam que em 2005 eram 69% dos passageiros que acessavam a internet. No ano passado, este índice saltou para 88%. A linha que possuí pessoas mais conectadas é a 2-verde (Vila Madalena-Vila Prudente), onde 91% dos passageiros disseram acessar a internet. Na linha 5-Lilás (Capão Redondo-Adolfo Pinheiro) são 84% que entram com frequência em sites de relacionamento ou páginas. Nas linhas 1-Azul (Tucuruci-Jabaquara) e 3-vermelha (Palmeiras/Barra Funda-Corinthians/Itaquera), cerca de 88% dos usuários de cada linha acessam a internet.
O passageiro do Metrô também está mais conectado às redes sociais. O facebook é a rede campeã em acesso: 76%. Em segundo lugar aparece o WhatsApp com 66%. Já o YouTube vem em terceiro com 58%. O Instagram é acessado por 28% dos usuários e o twitter com 16%.
A pesquisa ouviu 7.080 usuários no ano de 2014. Cabe lembrar que o estudo não abrange a Linha 4-Amarela, administrada pela concessionária ViaQuatro.
Falta só as operadoras melhorarem o acesso dos dados móveis nos túneis e estações 😉