Greve

Siga: Paralisação de Ônibus em São Paulo

Atualizações sobre a paralisação dos ônibus em São Paulo. Atualize a página ou aperte F5 para obter as últimas notícias:

17h52 – Linhas de ônibus seguem operando normalmente, encerra aqui nosso monitoramento. Obrigado 🙂

17h50 – Sindicato promete novas paralisações e greve de ônibus em São Paulo (leia mais)

15h07 – Ferroviários da CPTM estão em estado de greve e ameaçam paralisação (leia aqui)

15h05 – Operação normalizada nas linhas municipais de ônibus em São Paulo. Não existe registros de anormalidades nos serviços;

12h50 – Sindicato das empresas de ônibus classificou a paralisação como “intempestiva”

12h36 – A SPTrans confirmou a liberação de 29 terminais na cidade de São Paulo. A expectativa é que a circulação seja normalizada nas próximas horas;

12h30 – No geral, a manifestação foi pontual das 10h ao meio dia, com exceção do Terminal Capelinha, segundo informações da Rádio CBN;

12h25 – Por volta de 12h10, os micro ônibus ligados a EMTU começaram a deixar a Rua Boa Vista, no centro da capital Paulista;

12h13 – Paralisação: Circulação de ônibus começa a ser retomada em São Paulo (veja)

12h13 – Circulação dos ônibus em processo de normalização nos terminais Cidade Tiradentes, Grajaú, São Mateus e Mercado;

12h11 – Circulação dos ônibus em processo de normalização no terminal Carrão;

12h08 – SPTrans informou que ao menos quatro terminais voltaram a operar;

12h07 – Terminal Vila Nova Cachoeirinha, também está retomando as atividades;

12h05 – Situação em processo de normalização no Terminal Capelinha;

12h05 – Coletivos começam a circulam no Terminal Parque Dom Pedro II;

 

12h04 – Segue o protesto dos motoristas e cobradores em 33 terminais de São Paulo. Trabalhadores prometeram liberar a circulação ao meio dia.

11h42 – Terminal Pinheiros segue fechado. Imagem de Nilton Fukuda – Estadão:

NILTON-FUKUDA-ESTADao

11h25 – Segundo informações de Adamo Bazani na Rádio CBN/Blog Ponto de ônibus, ao menos 22 linhas metropolitanas são afetadas pelo protesto dos motoristas e cobradores de São Paulo, em decorrência das linhas compartilharem terminais da capital paulista. No Terminal Sacomã, são 19 linhas atingidas, que embarcam e desembarcam fora do local, atrasando as operações. No Terminal do Grajaú, três linhas são afetadas.

11h15 – Segundo um representante do sindicato dos motoristas e cobradores de ônibus, a paralisação afeta 80% de toda a frota da capital paulista. “A paralisação foi escolhida entre 10h e meio-dia para não prejudicar a população. O nosso foco é a campanha salarial e um protesto contra a redução de frota prevista na nova licitação” – disse o representante do sindmotoristas.

11h12 – Fila indiana de ônibus na Avenida 9 de Julho. Imagem de Camila Maciel:

332b9bc9aa6e60ff65a74af5e19b9b79

11h05 – Segundo informações do perfil “Linhas Metropolitanas” no twitter, a movimentação de ônibus é normal em linhas da EMTU.

10h55 – Nota da SPTrans:

“A São Paulo Transporte (SPTrans) espera que trabalhadores e empresários alcancem o entendimento no sentido de evitar a paralisação das atividades.
É fundamental que as duas partes negociem e cheguem a um acordo para que a população não seja prejudicada.
Por isso, a SPTrans apela para que as conversas prossigam no sentido de que a operação do sistema não sofra descontinuidade.”

10h53 – Segundo a SPTrans, “é fundamental que as partes negociem e acordem de modo que não haja descontinuidade no serviço e nem prejuízos à população”;

10h45 – Terminal Parque Dom Pedro II segue fechado. Todos os terminais estão paralisados:

1513296

10h37 – SPTrans informou que todos os 29 terminais de ônibus operados pela empresa estão fechados. Outros quartos terminais em estações de Metrô (Santana, Barra Funda, Jabaquara e Itaquera) também estão paralisados;

10h27 – Segundo informações da rádio Band News, linhas de ônibus de Cotia, Taboão da Serra, Guarulhos e Mauá estão paralisados (leia mais)

10h25 – Linhas do sistema metroferroviário em operação normal na manhã desta terça-feira (12);

10h22 – Terminal Barra Funda paralisado em decorrência da paralisação;

10h15 – Terminais Pinheiros, Capelinha, Pirituba e Casa Verde fechados;

10h15 – Terminais fechados:
– Carrão
– Pq. Dom Pedro II
– Santana
– Princesa Isabel
– Cidade Tiradentes
– Santo Amaro
– Vila Nova Cachoeirihha

10h13 – Terminais Princesa Isabel, Jabaquara e Carrão fechados;

10h10 – Terminal Cachoeirinha, na zona Norte também esta paralisado;

10h10 – Terminal Santo Amaro também paralisado, devido aos protestos;

10h07 – Terminal Cidade Tiradentes fechado. Ônibus apenas acessam o local, e as linhas não partem do terminal;

10h03 – Terminal Santana está fechado, devido as paralisações;

10h00 – Presidente do sindicato diz que a paralisação é um alerta para que as negociações continuem, segundo informações da rádio CBN.

9h50 – A expectativa é que 32 terminais sejam fechados;

9h45 – Terminal Parque Dom Pedro II está fechado, devido a paralisação:

9h36 – 21 linhas serão paralisadas no Terminal Cidade Tiradentes. Trabalhadores já se movimentam na saída do terminal, em preparativos para a paralisação.

9h30 – O SPUrbanuss, sindicato das empresas de ônibus, publicou nota a respeito do protesto de hoje na cidade de São Paulo:

“O SPUrbanuss (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo) considera intempestiva a manifestação que a categoria de motoristas e cobradores pretende promover nesta terça-feira, dia 12 de maio, em alguns terminais de ônibus da cidade de São Paulo, que podem ocasionar sérios transtornos à mobilidade dos paulistanos e, em especial, dos passageiros dos ônibus. O SPUrbanuss e o Sindicato dos Motoristas e Cobradores estão, desde o final de abril, negociando os termos da nova Convenção Coletiva de Trabalho, com data-base neste mês de maio. Essas negociações estão em andamento e ainda não se esgotaram. O Sindicato lembra que uma atitude extrema dos operadores, sem amparo de uma assembleia da categoria, caracteriza o movimento como ilegal, resultando em sérios prejuízos aos usuários do serviço de transporte urbano.As empresas concessionárias, associadas ao SPUrbanuss, farão todos os esforços para manter a operação normal dos ônibus. Por meio do Sindicato de classe estão, inclusive, notificando o Sindicato dos Condutores para que adote as providências necessárias, no sentido de evitar a paralisação ou, ao menos, cumprir o disposto na Lei de Greve, garantindo a operação de, no mínimo, 50% da frota em operação, nos horários fora de pico, e 80% nos horários de pico.”

9h20 – Motoristas e cobradores de linhas gerenciadas pela EMTU fazem protesto no centro. (Leia mais)

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus