Atualizações sobre a paralisação dos ônibus em São Paulo. Atualize a página ou aperte F5 para obter as últimas notícias:
17h52 – Linhas de ônibus seguem operando normalmente, encerra aqui nosso monitoramento. Obrigado 🙂
17h50 – Sindicato promete novas paralisações e greve de ônibus em São Paulo (leia mais)
15h07 – Ferroviários da CPTM estão em estado de greve e ameaçam paralisação (leia aqui)
15h05 – Operação normalizada nas linhas municipais de ônibus em São Paulo. Não existe registros de anormalidades nos serviços;
12h50 – Sindicato das empresas de ônibus classificou a paralisação como “intempestiva”
12h36 – A SPTrans confirmou a liberação de 29 terminais na cidade de São Paulo. A expectativa é que a circulação seja normalizada nas próximas horas;
12h30 – No geral, a manifestação foi pontual das 10h ao meio dia, com exceção do Terminal Capelinha, segundo informações da Rádio CBN;
12h25 – Por volta de 12h10, os micro ônibus ligados a EMTU começaram a deixar a Rua Boa Vista, no centro da capital Paulista;
12h13 – Paralisação: Circulação de ônibus começa a ser retomada em São Paulo (veja)
12h13 – Circulação dos ônibus em processo de normalização nos terminais Cidade Tiradentes, Grajaú, São Mateus e Mercado;
12h11 – Circulação dos ônibus em processo de normalização no terminal Carrão;
12h08 – SPTrans informou que ao menos quatro terminais voltaram a operar;
12h07 – Terminal Vila Nova Cachoeirinha, também está retomando as atividades;
12h05 – Situação em processo de normalização no Terminal Capelinha;
12h05 – Coletivos começam a circulam no Terminal Parque Dom Pedro II;
12h04 – Segue o protesto dos motoristas e cobradores em 33 terminais de São Paulo. Trabalhadores prometeram liberar a circulação ao meio dia.
11h42 – Terminal Pinheiros segue fechado. Imagem de Nilton Fukuda – Estadão:
11h25 – Segundo informações de Adamo Bazani na Rádio CBN/Blog Ponto de ônibus, ao menos 22 linhas metropolitanas são afetadas pelo protesto dos motoristas e cobradores de São Paulo, em decorrência das linhas compartilharem terminais da capital paulista. No Terminal Sacomã, são 19 linhas atingidas, que embarcam e desembarcam fora do local, atrasando as operações. No Terminal do Grajaú, três linhas são afetadas.
11h15 – Segundo um representante do sindicato dos motoristas e cobradores de ônibus, a paralisação afeta 80% de toda a frota da capital paulista. “A paralisação foi escolhida entre 10h e meio-dia para não prejudicar a população. O nosso foco é a campanha salarial e um protesto contra a redução de frota prevista na nova licitação” – disse o representante do sindmotoristas.
11h12 – Fila indiana de ônibus na Avenida 9 de Julho. Imagem de Camila Maciel:
11h05 – Segundo informações do perfil “Linhas Metropolitanas” no twitter, a movimentação de ônibus é normal em linhas da EMTU.
10h55 – Nota da SPTrans:
“A São Paulo Transporte (SPTrans) espera que trabalhadores e empresários alcancem o entendimento no sentido de evitar a paralisação das atividades.
É fundamental que as duas partes negociem e cheguem a um acordo para que a população não seja prejudicada.
Por isso, a SPTrans apela para que as conversas prossigam no sentido de que a operação do sistema não sofra descontinuidade.”
10h53 – Segundo a SPTrans, “é fundamental que as partes negociem e acordem de modo que não haja descontinuidade no serviço e nem prejuízos à população”;
10h45 – Terminal Parque Dom Pedro II segue fechado. Todos os terminais estão paralisados:
10h37 – SPTrans informou que todos os 29 terminais de ônibus operados pela empresa estão fechados. Outros quartos terminais em estações de Metrô (Santana, Barra Funda, Jabaquara e Itaquera) também estão paralisados;
10h27 – Segundo informações da rádio Band News, linhas de ônibus de Cotia, Taboão da Serra, Guarulhos e Mauá estão paralisados (leia mais)
10h25 – Linhas do sistema metroferroviário em operação normal na manhã desta terça-feira (12);
10h22 – Terminal Barra Funda paralisado em decorrência da paralisação;
10h15 – Terminais Pinheiros, Capelinha, Pirituba e Casa Verde fechados;
10h15 – Terminais fechados:
– Carrão
– Pq. Dom Pedro II
– Santana
– Princesa Isabel
– Cidade Tiradentes
– Santo Amaro
– Vila Nova Cachoeirihha
10h13 – Terminais Princesa Isabel, Jabaquara e Carrão fechados;
10h10 – Terminal Cachoeirinha, na zona Norte também esta paralisado;
10h10 – Terminal Santo Amaro também paralisado, devido aos protestos;
10h07 – Terminal Cidade Tiradentes fechado. Ônibus apenas acessam o local, e as linhas não partem do terminal;
10h03 – Terminal Santana está fechado, devido as paralisações;
10h00 – Presidente do sindicato diz que a paralisação é um alerta para que as negociações continuem, segundo informações da rádio CBN.
9h50 – A expectativa é que 32 terminais sejam fechados;
9h45 – Terminal Parque Dom Pedro II está fechado, devido a paralisação:
9h36 – 21 linhas serão paralisadas no Terminal Cidade Tiradentes. Trabalhadores já se movimentam na saída do terminal, em preparativos para a paralisação.
9h30 – O SPUrbanuss, sindicato das empresas de ônibus, publicou nota a respeito do protesto de hoje na cidade de São Paulo:
“O SPUrbanuss (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo) considera intempestiva a manifestação que a categoria de motoristas e cobradores pretende promover nesta terça-feira, dia 12 de maio, em alguns terminais de ônibus da cidade de São Paulo, que podem ocasionar sérios transtornos à mobilidade dos paulistanos e, em especial, dos passageiros dos ônibus. O SPUrbanuss e o Sindicato dos Motoristas e Cobradores estão, desde o final de abril, negociando os termos da nova Convenção Coletiva de Trabalho, com data-base neste mês de maio. Essas negociações estão em andamento e ainda não se esgotaram. O Sindicato lembra que uma atitude extrema dos operadores, sem amparo de uma assembleia da categoria, caracteriza o movimento como ilegal, resultando em sérios prejuízos aos usuários do serviço de transporte urbano.As empresas concessionárias, associadas ao SPUrbanuss, farão todos os esforços para manter a operação normal dos ônibus. Por meio do Sindicato de classe estão, inclusive, notificando o Sindicato dos Condutores para que adote as providências necessárias, no sentido de evitar a paralisação ou, ao menos, cumprir o disposto na Lei de Greve, garantindo a operação de, no mínimo, 50% da frota em operação, nos horários fora de pico, e 80% nos horários de pico.”
9h20 – Motoristas e cobradores de linhas gerenciadas pela EMTU fazem protesto no centro. (Leia mais)