CPTM

Expresso Leste da CPTM completa 15 anos

O serviço semi-expresso de trens da CPTM chamado de “Expresso Leste” completou 15 anos de existência nesta quarta-feira (27). O trecho faz parte da Linha 11-Coral, e liga a estação da Luz até Guaianazes, com partidas em alguns horários até a estação Estudantes, em Mogi das Cruzes

Na atualidade é a ligação mais saturada da malha ferroviária na região metropolitana de São Paulo. Foi uma das primeiras linhas a receber trens com ar condicionado.

No trecho entre a Luz e as imediações da estação Artur Alvim, o trem corre pelo antigo leito ferroviário. Após isso, as composições seguem do que seria a linha 6 do Metrô, um projeto de extensão da linha 3-vermelha que ligaria a estação Corinthians-Itaquera até Guaianazes, onde os trens da frota E prestariam serviços.

Futuras Extensões

O atendimento semi-expresso deverá ser estendido até a estação Suzano. Na outra ponta, fala-se em levar o Expresso leste até a estação Palmeiras-Barra Funda, no entanto sem data definida.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus