BRT

BRT TransCarioca: redução do tempo de viagem e custos

Talvez você já tenha lido sobre os problemas que o BRT TransCarioca, no Rio de Janeiro, possuí em relação a sua infraestrutura, mas em poucos canais de comunicação é mencionado os benefícios que a população ganhou com a nova estrutura.

O Institute for Transportation and Development Policy, divulgou dados que mostram a melhora nos deslocamentos dos passageiros. Em uma pesquisa com 1.005 usuários feita em Dezembro de 2014, o ITDP descobriu que o BRT está oferecendo benefícios significativos para milhares de pessoas, com a redução do tempo de viagem e de custos.

Os dados revelam que 66% dos entrevistados relataram ter uma boa percepção do BRT, em relação ao seu modo de viagem anterior. 77% aprovavam os aspectos do interior do veículo.

90% dos entrevistados relataram que suas despesas de viagem foi diminuída, sendo que 64% dos entrevistados relataram renda inferior a dois salários mínimos. A maioria das viagens realizadas (68%) foram relatados como trajetos de casa ao trabalho. 35% dos usuários afirmaram que foi reduzido o tempo de viagem.

Meio ambiente

Investir em sistemas de transporte, é investir no meio ambiente. O BRT TransCarioca sistema fez com que fossem reduzidos as emissões de C02 em 65.500 toneladas por ano.

Problemas

Existem pontos de melhora. A pesquisa revela que 44%) dos entrevistados tiveram uma percepção negativa em relação a capacidade de ônibus, refletindo a superlotação no sistema. Além disso, 25% dos entrevistados avaliaram negativamente o serviço prestado pelas linhas alimentadoras, principalmente citando a baixa freqüência dos ônibus e a famosa superlotação.

O BRT TransCarioca é o segundo dos quatro corredores de Bus Rapid Transit projetados para a cidade a ser inaugurado, e esta em operação desde junho de 2014.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus