Brasil

Aprovado empréstimos para novos trens e estações do Metrô de Brasília

A Câmara do DF aprovou nesta terça, 5, projeto que autoriza o Governo do Estado a contrair um empréstimo com a Caixa, no valor de R$ 737,1 milhões, para construção de 3 novas estações e aquisição de 10 novos trens para o Metrô de Brasília.

Em março, o Metrô informou que abriria uma licitação para a conclusão das estações da 104 Sul, 106 Sul e 110 Sul. As paradas começaram a ser construídas junto com as demais, em 1991, mas não foram abertas por falta de demanda.

Para a conclusão das obras nas novas estações são necessárias intervenções como a finalização do acabamento, instalação de equipamentos e construção da passarela de pedestre ligando os eixos W e L. A construção deve durar dois anos e deve ser feita com recursos do PAC, ao custo de R$ 78,9 milhões.

Um estudo do Metrô aponta que mais 8,4 mil pessoas devem passar a usar os trens todos os dias, com a abertura das três estações. Atualmente o sistema conta com 140 mil usuários e funciona de segunda a sábado, das 6h às 23h30, e das 7h às 19h, aos domingos e feriados. O órgão também estuda ampliar o funcionamento nestes outros dias.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus