Ciclista

Santo André ganhará primeira ciclovia

A prefeitura de Santo André anunciou nesta quarta, 29, que implantará uma ciclovia de 10km que ligará a região da Vila Luzita à Estação Prefeito Celso Daniel, da linha 10 – turquesa, da CPTM. As obras começam em maio e deve levar 90 dias, com custo de R$ 1,9 milhões.

A meta da administração municipal é chegar em 50km de vias de bike até 2017. O custo total do projeto será de R$ 192 mil por quilômetro. “É um dos mais baratas do País. Vamos seguir o padrão da ciclovia de Sorocaba, que hoje tem 110 quilômetros, e é referência”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra.

O primeiro trecho foi escolhido porque representa o de maior demanda: cerca de 700 ciclistas circulam diariamente no eixo Vila Luzita – Centro de Santo André. A faixa exclusiva para as bikes passará pelas avenidas Queirós dos Santos, Santos Dumont, Capitão Mário Toledo de Camargo e Estrada do Pedroso. “Não haverá diminuição da capacidade viária das avenidas, que já está próxima do limite. Haverá estreitamento das pistas e recorte das calçadas em pequenos trechos”, destaca Paulinho.

A Prefeitura estuda implantar outras sete rotas cicloviárias. A intenção é interligar os trajetos com os principais eixos do transporte público. Estão previstas ciclovias na Avenida Firestone (1,5 km), Rua Jorge Beretta (1 km), na ligação da Rua das Figueiras com as avenidas Lauro Gomes, Padre Manoel da Nóbrega, Lino Jardim e Atlântica (5,4 km), Avenida dos Estados com Avenida Presidente Costa e Silva (12,5 km), Avenida Prestes Maia (3,9 km), Rua Adriático (1 km) e Avenida Lauro Gomes (5 km).

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus