Ciclista

Falta de ciclovias impede novos adeptos as bicicletas, diz estudo

ciclista-700-ae

As muitas críticas às ciclovias vem sempre acompanhadas de uma “falta de ciclistas”, ainda que o projeto da malha de 400 km não tenha sido concluído, e por consequência as estruturas não estão integradas . Porém as posições contrárias esquecem da chamada “demanda reprimida”, ou seja, quem usaria a magrela nos deslocamentos se tivesse condições para tal.

Um estudo feito pela Abraciclo revelados pelo Blog Ponto de Ônibus mostra que a falta de ciclovias e a ausência integração com o transporte público são os principais impedimentos para atrair as pessoas para pratica do ciclismo.

O estudo ouviu 988 pessoas, sendo que 47% se sentiriam estimuladas a deixar o carro em casa e trocá-lo pela bicicleta se houvesse mais ciclovias. 12% querem mais integração com o transporte público. A pesquisa mostra ainda que 30% dizem ter medo de acidentes no trânsito.

O estudo cita ainda experiências internacionais que usaram a integração entre o transporte coletivo e as bicicletas, como um dos fatores responsáveis para o aumento no número de ciclistas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Assuntos

Anúncios

Cadastre-se em nossa newsletter!