As muitas críticas às ciclovias vem sempre acompanhadas de uma “falta de ciclistas”, ainda que o projeto da malha de 400 km não tenha sido concluído, e por consequência as estruturas não estão integradas . Porém as posições contrárias esquecem da chamada “demanda reprimida”, ou seja, quem usaria a magrela nos deslocamentos se tivesse condições para tal.
Um estudo feito pela Abraciclo revelados pelo Blog Ponto de Ônibus mostra que a falta de ciclovias e a ausência integração com o transporte público são os principais impedimentos para atrair as pessoas para pratica do ciclismo.
O estudo ouviu 988 pessoas, sendo que 47% se sentiriam estimuladas a deixar o carro em casa e trocá-lo pela bicicleta se houvesse mais ciclovias. 12% querem mais integração com o transporte público. A pesquisa mostra ainda que 30% dizem ter medo de acidentes no trânsito.
O estudo cita ainda experiências internacionais que usaram a integração entre o transporte coletivo e as bicicletas, como um dos fatores responsáveis para o aumento no número de ciclistas.