EMTU

Empresas “boicotam” licitação na Área 5 da EMTU

A EMTU não conseguiu pela sexta vez licitar serviços de ônibus na Região do ABC paulista. A última audiência para apresentação de proposta, não teve presente nenhum representante de empresas de ônibus.

153 linhas da área 5, que servem ao ABC, são operadas por permissões precárias, de acordo com informações do Blog Ponto de Ônibus, do jornalista Adamo Bazani.

Segundo a publicação, o modelo dificulta o cumprimento de exigências rígidas no que referem a qualidade dos serviços. Além disse, a frota que presta serviço na região é a mais velha do estado, com média de 9 anos de idade. Em decorrência deste impasse são registrados atrasos, quebras constantes e linhas que não atendem às necessidades dos passageiros.

O presidente da EMTU, Joaquim Lopes, disse ao jornalista que a próxima licitação que deve englobar toda a região metropolitana de São Paulo, deve ser finalizada em maio do ano que vem, e que o governo estuda incorporar os serviços do ABC a operadores de transportes de outras regiões.

Existe ainda a intenção da criação de SPEs – Sociedades de Propósito Específico em vez dos atuais consórcios. Segundo o Governo do Estado, do aspecto jurídico, é mais fácil o relacionamento com as sociedades do que com os consórcios.

Por mês a área 5 atende a quase oito milhões de passageiros.

Com as informações de Blog Ponto de Ônibus

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus