VLT

VLT do Rio começa a receber os primeiros trilhos

Os primeiros trilhos do VLT do Rio de Janeiro começaram a ser instalados nesta semana. Foram implantados 400 metros de trilhos na Rua General Luiz Mendes de Morais, no entorno da Rodoviária Novo Rio, no Santo Cristo.

Posteriormente, serão fixados dormentes e trilhos e, em seguida, equipamentos e cabos de sinalização e energia. A concretagem e a camada de cobertura, sempre de acordo com a urbanização de cada ponto da passagem, finalizam a implantação do caminho do VLT.

O VLT do Rio sera sem catenária, isto é, sem os cabos de energia. O fornecimento se dará com a alimentação de energia pelo solo (sistema APS). A primeira fase deve ser entregue no primeiro semestre do ano que vem, antes das Olimpíadas. Atualmente há um mockup do trem en exposição na Cinelândia (leia aqui).

vlt1 vlt3

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus