Imagem de Lucas Chiconi | Diurbe São Paulo
SPTrans

São Paulo terá quatro tipos de linhas de ônibus

Imagem de Lucas Chiconi | Diurbe São Paulo
Imagem de Lucas Chiconi | Diurbe São Paulo

Com previsão de lançamento do edital de licitação para Abril ou Maio, a prefeitura de São Paulo fez a primeira audiência pública referente a concorrência que escolherá as empresas que poderão operar na capital paulista por até 20 anos.

De acordo com publicação do Blog Ponto de Ônibus, do jornalista Adamo Bazani, estarão previstos quatro tipos de linhas:

– Linhas locais de distribuição: devem atender trajetos a partir dos bairros em ruas menores. Podem ser bidirecionais ou então circulares. Estes trajetos devem ligar bairros sem a necessidade de o usuário passar pelo centro da cidade;

– Linhas estruturais radiais: serão as linhas dos corredores de ônibus. A demanda é maior, com intervalos mais curtos e ônibus do tipo articulados, superarticulados e biarticulados;

– Linhas estruturais perimetrais: vão passar por avenidas maiores e devem permitir a integração com terminais e corredores de ônibus estruturais radiais. Devem ligar também centros de cada região.

– Linhas de articulação: devem ser instaladas em ruas mais largas e devem ligar regiões diferentes e atender quem tem dificuldade de se deslocar a pé de um sistema para outro. A demanda espera é menor, com ônibus de médio ou pequeno porte.

Assim, como a rede da madrugada, outras serão implantadas  para finais de semana e feriados,  para horário de pico, além de uma rede que deverá operar no entre-pico. Cada rede poderá ter linhas e trajetos diferentes uma das outras.

A audiência foi marcada também por protestos de motoristas e cobradores de ônibus que temem por demissões em massa, caso a função de cobrador seja extinta em parte do novo sistema, como nos novos corredores.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios