Brasil

Os 8 maiores sistemas de transporte do Brasil

O Via Trolebus relaciona as 8 maiores redes de transportes do Brasil, levando em consideração o volume de passageiros transportados no sistema de ônibus, sobre trilhos e fluvial. Não foram considerados os passageiros que usam sistemas intercidades:

1# São Paulo

metro-sp-via-trolebus-por-renato-lobo

A maior cidade Brasileira concentra o maior número de passageiros transportados no transporte público. O número pode ultrapassar os 9 milhões de usuários por dia, sendo 5 milhões que usam o ônibus (média de 2014) e outros 4 milhões que usam a malha metroviária. Este número é maior levando em conta as viagens feitas pelos trens urbanos da CPTM, onde suas 6 linhas possuem cerca de 130 Km de trilhos dentro da capital paulista, além dos ônibus metropolitanos gerenciados pela EMTU que também circulam pela cidade.

2# Rio de Janeiro

Onibus-Rio

No Rio, cerca de 3 milhões de passageiros usam o sistema de ônibus por dia em média (dados da Rio Ônibus). São acrescentados 780 mil passageiros que utilizam o sistema de metrô da cidade. O número pode ser maior, uma vez que 680.000 passageiros por dia utilizam o sistema de trens urbanos, que atendem a outras cidades. Outras 100 mil utilizam o sistema de barcas, que atende além da capital, os municípios de Angra dos Reis, Niterói e Mangaratiba.

3# Curitiba

curitiba_mobilidade_onibus-3559

A capital do estado do Paraná pode ser considerado o terceiro maior sistema de transporte, onde 2,2 milhões de passageiros são transportados em 356 Linhas de ônibus. O sistema de BRT da cidade possuí 357 Estações tubo, 30 Terminais. O sistema possuí 1.945 Ônibus (Dados da URBS).

4# Salvador

DSC_1343

Mais de 2 milhões usam o sistema de ônibus em Salvador. A cidade também possuí um sistema de Metrô recém inaugurado que com 7,3 quilômetros e cinco estações. O ramal ainda roda em operação assistida e carrega uma média de 26 mil passageiros por dia. Outras 19 mil pessoas são transportadas diariamente pela linha de trem de subúrbio com 13,5 km e 10 estações.

5# Recife

5ed2c823f7c2e404

O município possui uma frota de aproximadamente 3.000 ônibus, divididos em 14 empresas 4 que transportam diariamente 1,7 milhão de pessoas e o Metrô do Recife (Metrorec), que transporta 420 mil passageiros por dia. Outros 5,5 mil passageiros por dia são transportados pelo sistema de trens urbanos administrado pela CBTU. Possui aproximadamente 31,5 km de extensão contando com 8 estações, interligava os municípios de Recife, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe. A CBTU substituiu os antigos trens por VLT’s (Veículo Leve sobre Trilhos)

6# Belo Horizonte

bh_pert_normal

O Sistema de ônibus em Belo Horizonte transporta diariamente 1,5 milhão de passageiros e abrange 300 linhas. Outras 241.624 passageiros são transportadas no Metrô da cidade, que possuí uma linha com 28,2 km de extensão.

7# Fortaleza

4

Mais de 1,2 milhão de embarque são registrados por dia nos coletivos de Fortaleza. Ao todo, o sistema trabalha com 265 linhas de ônibus regulares e 24 linhas complementares (vans e micro-ônibus). Outras 485 mil passageiros por dia usam o Metrô da cidade.

8# Brasilia

entrega-novos-onibus-viacao-piracicabana-brasilia

Os quatro mil ônibus do DF transportam diariamente 1,2 milhão de passageiros. Outros 130 mil usuários por dia andam no Metrô de Brasília, com 24 estações e duas linhas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Olá Renato, este ranking dos 8 maiores sistemas de transportes do Brasil, (medido através do numero de passageiros transportados em todos os modais somados, menos os intercity) estão desatualizados. Gostaria muito de saber como está o ranking hoje em 2019, ou pelo menos no ano de 2018 que está finalizado.

Publicidade

Anúncios