Foto: shutterstock.com
Internacional

Alstom vai fornecer CBTC para Metrô de Hong Kong

Foto:  shutterstock.com
Foto: shutterstock.com

A francesa Alstom em parceria com a Thales fecharam um contrato com a empresa MTR Resignal para a implantação de um novo sistema de sinalização em seis linhas de metrô além de um serviço expresso de trem do aeroporto da cidade de Hong Kong.

O sistema será o CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação), considerado o mais moderno do mundo está em operação em ramais das cidades de Nova York, Londres e Paris, entre outras.

Lincoln Leong, diretor executivo da MTR Corporation, afirmou que a aquisição faz parte do processo de modernização das linhas. “Este contrato representa um grande investimento na renovação e modernização de nossa infra-estrutura ferroviária. O novo sistema de sinalização nos permitirá aumentar a capacidade das linhas ferroviárias, fornecendo um serviço de trem com mais regularidade e de melhor qualidade aos passageiros” – diz o diretor da empresa.

Aqui no Brasil a Alstom está fornecendo o CBTC para as Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. O contrato foi assinado em 2008, e até 2012 deveria estar presente nos 3 ramais. Porém, a tecnologia é usada apenas nos dias de semana no trecho entre Sacomã e Vila Prudente, e em toda a extensão da Linha 2 nos finais de semana. A expectativa é que o CBTC passe a operar em toda a linha que liga a Vila Madalena até a Vila Prudente, ainda neste ano, e após isto, devem ser iniciados os testes nas linhas 1-Azul e 3-vermelha.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus