![Imagem de Karla Cozzer - Blog "Céu de São Paulo" -](http://viatrolebus.com.br/wp-content/uploads/2015/01/copia-de-copia-de-imagem-008.jpg)
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A Região Metropolitana de São Paulo tem potencial para ter um transporte hidroviário. Tanto que em 2009 o Governo do Estado licitou um Estudo de Pré-Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental do chamado Hidroanel Metropolitano de São Paulo, através do Departamento Hidroviário da Secretaria Estadual de Logística e Transportes.
Em 2011 a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU), por meio do Grupo Metrópole Fluvial, realizou a articulação arquitetônica e urbanística deste Estudo.
O projeto contempla uma rede de 170 km de vias navegáveis composta pelos rios Tietê e Pinheiros, e as represas Billings e Taiaçupeba, além de um canal artificial que seria construído ligando essas represas. As embarcações seriam destisnadas ao transporte de cargas e passageiros, além do uso turístico e de lazer.
![Arte extraída do Estudo da FAU](http://viatrolebus.com.br/wp-content/uploads/2015/01/hidroanel1.jpg)
O estudo indicou que seriam inseridos ao hidroanel 20 Eclusas, 3 Subsistemas, 3 Tri-portos, 14 Trans-portos, 60 Eco-portos, 36 Draga-portos, 4 Lodo-portos, além de 24 Portos para passageiros.
![Represa Billings](http://viatrolebus.com.br/wp-content/uploads/2015/01/Billings_2008051703.jpg)
Os dados apontam conclusão do projeto no ano de 2040, sendo que ele seria feito em etapas a partir de 2012, porém, infelizmente o hidroanel não tem previsão para o início de implantação.
O estudo completo pode ser acessado aqui
Leia também: Projeto de lei prevê transporte público hidroviário por represas e no rio Pinheiros em SP
![Rio Tietê](http://viatrolebus.com.br/wp-content/uploads/2015/01/38_20130626005608_ampliacao-calha-do-rio-tiete-2-.jpg)