De acordo com o portal de notícias UOL, a linha 4 do MetrôRio, que é (ou era) considerado um dos maiores legados que a Olimpíadas deixará para o Rio de Janeiro em 2016, pode não ficar pronto a tempo do evento. A programação agora, caso não houver mais nenhum atraso (o que é difícil olhando o histórico da obra), é que alinha estará em funcionamento em fase de testes durante as Olimpíadas apenas fora do horário de pico, e incompleta.
Isto por que a estação Gávea, uma das 6 em obras, só será entregue em dezembro de 2016, cinco meses após as Olimpíadas. É o que revela o secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório, alegando que houve “mudanças no projeto original”.
Pouco antes das alegadas mudanças, no dia 13 deste mês, após uma paralisação da obra por motivos técnicos que deixou dúvidas sobre a possibilidade de se manter o prazos iniciais, o mesmo secretário, em coletiva de imprensa, mostrava-se bastante confiante quanto à viabilidade do cronograma original: “Nós estamos acompanhando, passo a passo, diariamente a evolução do Tatuzão, para garantir o cronograma de obras. Esta obra tem que ficar pronta no primeiro semestre de 2016 do início dos Jogos Olímpicos.”
O tatuzão ficou parado por 5 meses em 2014 devido a problemas encontrados no solo, o que acarretou no atraso.