Com a implantação de novas ciclovias, fica clara a necessidade do passageiro poder usar a intermodalidade, ou seja, quando modais se combinam para que os deslocamentos sejam feitos na ida ao trabalho, estudo, ou até para o lazer.
Ainda em caráter de teste, alguns ônibus da Sambaíba que presta serviço sobretudo na Zona Norte de São Paulo, possuem espaços para o transporte das bicicletas.
O Instituto CicloBR divulgou em sua página do Facebook um teste na estrutura dos ônibus da linha 175T-10 (Santana-Jabaquara). As bikes podem entrar no veículo no sábado depois das 15h00 e no domingo e feriados o dia todo.
De acordo com o relato, “o cobrador e o motorista auxiliaram no encaixe da bicicleta. Ela fica presa no lugar de dois bancos com fitas e travas. O cobrador disse que os outros passageiros não se incomodam e elogiam a iniciativa. Muita gente usa o serviço no domingo, principalmente famílias que levam crianças para pedalar no Parque do Ibirapuera”.
De acordo ainda com o relato, os funcionários da empresa passam por curso de reciclagem periodicamente e que muitos deles vão para a garagem pedalando. A Sambaíba oferece bicicletário e vestiário.