A Grã-Bretanha esta testando um trem a bateria entre Harwich Internacional e Manningtree. A bateria de testes iniciou nesta segunda-feira, 12 de janeiro e vai durar até sexta-feira, 13 de fevereiro, para demonstrar a viabilidade de operação desta composições onde instalação de rede aérea ou terceiro trilho não seria rentável. A operação está sendo feita com passageiros.
O tecnologia é da Bombardier, e a composição possuí baterias de lítio com magnésio e ferro, para testar se o sistema é capaz dar conta do recado.
Um dos engenheiros envolvidos, James Ambrose contou um pouco da experiência: “Fizemos um progresso fantástico com este projeto até agora e ver a movimentação do trem movido a bateria é um enorme passo…vamos usar este período de seis semanas para reunir dados sobre como a tecnologia se comporta durante o serviço de passageiros” – Diz James.
“Estamos sempre à procura de maneiras de reduzir o custo de operação da linha férrea e torná-lo mais sustentável. Este projeto tem o potencial de contribuir de forma significativa para o setor” – concluí o engenheiro.