Foto: Evelyn Carvalho - Imagem ilustrativa
Mobilidade Urbana

Apagão afeta Linha 4-Amarela do Metrô nesta segunda-feira (19)

Atualizado no dia 20/01 às 10h55

Os trens da Linha 4-Amarela do Metrô, mantidos pela ViaQuatro operaram com restrições na tarde desta segunda-feira (19). De acordo com a empresa, uma falha no sistema de energia na região da Luz afetou a circulação das composições.

A falha na verdade foi devido a um apagão que atingiu parte do país, como cidades de MG, MT, AL e RS, além do interior de SP. As distribuidoras de energia confirmaram terem recebido ordem do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), do governo federal, para cortarem carga de eletricidade distribuída em vários Estados do país nesta segunda-feira.

A ocorrência foi registrada por volta das 14h40. A situação estava normalizada por volta das 16h30, segundo site da ViaQuatro. Passageiros relatavam nas redes sociais que as plataformas das estações estavam lotadas.

Operação parcial

Por volta das 15h10 a empresa passou a operar o ramal parcialmente entre Butantã e Paulista. O passageiro tinha como opção fazer a baldeação para a linha 2-Verde na Estação Paulista, para prosseguir a viagem rumo as demais regiões da cidade. As estações Luz e Republica permaneciam fechadas.

Por volta das 15h20, os trens das Linhas 1-Azul e 3-vermelha tiveram a velocidade reduzida devido as restrições operacionais na linha amarela. Posteriormente, ambas as linhas tiveram a operação normalizada, permanecendo apenas a linha 4 com a operação parcial.

Foram registrados também lotação nos pontos de ônibus da região da Praça da República.

Passageiros nos trilhos

Relatos das redes sociais mostram que passageiros andaram nos trilhos da Linha 4-Amarela, provavelmente oriundos de trens parados no trecho afetado:

B7utLRzIIAAUKnE
Imagem: Perfil @Rafha_Rock no twitter

ViaQuatro imitiu nota sobre a ocorrência 

A empresa que administra a linha informou por meio de nota que não detectou problemas internos referente a energia. Confira:

“A ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela, informa que neste momento o trecho entre as Estações Butantã e Paulista opera normalmente. As Estações Luz e República permanecem fechadas em decorrência de problema no sistema de alimentação elétrica, que começou às 14h35.

As equipes da ViaQuatro que investigam a falha não detectaram nenhum problema interno. Existe a possibilidade de a falha ter sido provocada em razão da oscilação de tensão da rede externa.

Os usuários estão sendo orientados por meio de mensagens sonoras.”

Apagão afetou linha 11 da CPTM

Em nota, a Secretária de Transportes Metropolitanos disse que a Linha 11-Coral da CPTM também teve problemas:

“Na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), entre 18h e 18h20, devido a nova oscilação no fornecimento de energia pela Eletropaulo, os trens da Linha 11-Coral (Luz – Guaianazes – Estudantes) circularam com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações Luz e Calmon Viana”

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus