A Alstom em conjunto com a Thales ganharam uma concorrência pública para implantação de um novo sistema de sinalização do sistema ferroviário de Hong Kong, com um contrato de €330.000.000 que contempla 7 linhas.
O projeto inclui a instalação e parte da manutenção da sinalização CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação). As empresas vão substituir o atual sistema de “Automatic Train Supervision” (ATS), além do “Automatic Train Control” (ATC).
A Alstom também está envolvida na instalação do CBTC nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha no Metrô de São Paulo. Atualmente apenas a Linha 2 opera com o sistema aos finais de semana, e em testes. Após a validação da tecnologia full time, o CBTC deve ser testado na linha 1 e depois na linha 3. O prazo inicial para instalação do novo sistema de sinalização era para 2012.
Quando for de fato implantado, o CBTC vai possibilitar a redução no intervalo, na linha 3-vermelha por exemplo, em até 75 segundos.