Internacional

Paris vai banir carros do centro da cidade

Nos quatro distritos centrais da cidade Luz só poderão circular bicicleta, ônibus, táxis, carros de entrega e de emergência, além de claro os veículos de moradores locais. Clique e leia mais

Paris-2013

Alguns especialistas em mobilidade afirmam que o carro é a praga do século XXI, e muitas cidades vem encontrando alternativas aos deslocamentos de seus moradores, seja a bicicleta, o transporte público ou o trabalho próximo a residência ou no próprio lar, chamados de home office.

Outra medida é a restrição ao carro, como o caso de Paris que deve usar a restrição para diminuir índices de poluição, primeiramente aos finais de semana e posteriormente nos dias úteis. A prefeita Anne Hidalgo anunciou que pretende banir a circulação de automóveis na região central.

Nos quatro distritos centrais da cidade Luz só poderão circular bicicleta, ônibus, táxis, carros de entrega e de emergência, além de claro os veículos de moradores locais.

Mais ciclovias

Junto com a medida, a prefeitura deve dobrar o número de ciclovias nos próximos seis anos. Todas as ações integram o projeto de transformar a cidade para os pedestres e ciclistas até 2020.

Por lá, a população já é habituada a usar o transporte coletivo, e conta com uma invejável rede de metrô. Por aqui uma parcela da população esbraveja quando a prefeitura destina um espaço da via aos ciclistas, e outra minoria classifica o ciclista como desqualificado, e que não presta.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus