Imagem de Eduardo Ganança
CPTM

CPTM vai reduzir intervalo da Linha 9 para 3 minutos

Com atrasos, a CPTM deve reduzir o intervalo de duas de suas linhas mais movimentadas para 3 minutos: A linha 9-Esmeralda e a 11-Coral, no trecho do Expresso Leste. No caso da ligação ferroviária entre Osasco e Grajaú, a medida já tem data para sair do papel. O intervalo dos trens da linha 9 deve ser reduzido no dia 15 de dezembro, informou na terça-feira, 4, o presidente da CPTM, Mário Bandeira.

No entanto, a medida vai atender apenas o trecho entre Jurubatuba e Pinheiros, onde atualmente partidas são feitas neste trecho. A redução será possível com a realocação de dois trens para o ramal ferroviário que corre ao lado da marginal pinheiros.

“Jurubatuba-Pinheiros lá pelo dia 15 de dezembro vamos estar trabalhando com três minutos”, disse Bandeira. “E aqui (na Linha 11-Coral, Expresso Leste), na realidade dependemos não de trens ou sinalização, mas de adequar a Estação da Luz para que isso ocorra.”

Segundo o presidente da CPTM, no caso do Expresso Leste um túnel e uma passarela ainda precisam ser construídos na Estação da Luz para permitir que os trens que param lá possam ser evacuados com mais rapidez. “Com isso, o trem fica menos tempo parado na plataforma, e aí a gente consegue fazer três minutos ou três minutos e meio.”. A nova estrutura fará conexão da plataforma com a Rua José Paulino, sem que o passageiro tenha que descer até o subsolo para sair da estação.

Imagem de Eduardo Ganança
Imagem de Eduardo Ganança

Troca de sinalização atrasada

Os prazos para a instalação da nova tecnologia foram dadas a partir de 2007, e até 2012 todos os ramais deveriam contar com as sistemas de sinalização, e por consequência a redução do intervalo. Acompanhe:

Em 2007, a CPTM fechou financiamento do Bird para implantar o ATC nas linhas 7-Rubi, 9-Esmeralda e 12-Safira no valor à época de R$ 200 milhões, ganho por o consórcio formado por Efacec e Union Switch. Nessas linhas, o intervalo entre os trens deveria ter caído para 4 minutos no fim de 2010, mas houve atrasos sendo que apenas a linha 9, que teve a sinalização instalada, tem este intervalo nos trecho entre Pinheiros e Jurubatuba no horário de pico. O novo prazo agora para os ramais 7 e 12 é para 2015, ou seja 8 anos depois…

Já em 2009 a Companhia assinou um contrato de € 280 milhões com um consórcio formado pelas espanholas Dimetronic e Infoglobal e pela brasileira MPE Montagens e Projetos Especiais. O contrato prevê a implantação de um novo sistema de sinalização e controle de tráfego, o chamado CBTC, nas linhas 8, 10 e 11. Naquele ano, as linhas 8 e 11 tinham o prazo de 18 meses, ou seja, 2012 para instalação da nova sinalização a partir da assinatura do contrato. Na linha 10, o prazo é de 18 meses depois de terminada a instalação do novo sistema nas linhas 8 e 11.

vao-estacao-ipiranga-cptm

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus