Com um trecho de um pouco mais de 10 km em obras desde 2012, a Linha 5-Lilás do Metrô deve ganhar mais 10 estações, a partir da atual parada Adolfo Pinheiro até a Estação Chácara Klabin em conexão com a Linha 2-Verde, passando pela Santa Cruz, cruzando com a 1-Azul. De acordo com informações do Metrô, nesta semana um dos três tatuzões que estão escavando os túneis por onde vão correr os trens, chegou a futura Estação Borba Gato. Apelidada de Tarsila, a tuneladora escavou e construiu o equivalente a 1,65 km de túnel desde que entrou em funcionamento, em Novembro de 2013.
Antes de chegar no local, o maquinário que tem 112 metros de comprimento e pesa 630 toneladas, partiu da futura Estação Alto da Boa Vista no dia 14 de Junho e foi avançando cerca de 11 metros por dia até a área onde se encontra atualmente. O tatuzão já instalou 1060 anéis de concreto, que pesam cerca de 22 toneladas cada um.
Cerca de 340 pessoas, entre operários, técnicos e engenheiros trabalham no maquinário a aproximadamente 25 metros de profundidade. São 105 profissionais em cada turno, além de outros 25 de apoio.
Agora a tuneladora deverá passar por manutenção programada, e após os trabalhos seguir rumo à futura Estação Brooklin, passando sob a avenida Santo Amaro. A previsão é que os serviços sejam reiniciados em meados de Novembro, segundo informa o Metrô.
O Governo do Estado pretende entregar as primeiras estações do trecho a partir de 2016.
Imagens de Diogo Albuquerque/Departamento de Imprensa do Metrô: