O bairro de Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, deve ganhar um novo terminal de ônibus que servirá como integrador de 2 projetos de BRTs (Bus Rapid Transit) que estão em implementação: O corredor de ônibus da Radial Leste e o Perimetral Leste, que vai ligar Itaim a São Mateus.
“Essa é uma obra importante porque a população de Itaquera cresceu e a gente precisa integrar todos os corredores que estão programados para a região para que a população possa se deslocar com maior conforto”, afirmou o prefeito Fernando Haddad, ao visitar o local da futura estrutura que será ao lado da estação Corinthians-Itaquera, ponto inicial da Linha 3-Vermelha do Metrô e parada do Expresso Leste, Linha 11-Coral da CPTM.
“Este terminal desafogará as linhas do metrô. Ele [o terminal] vai virar uma alternativa aos usuários que não conseguem pegar o metrô. No horário de pico, o movimento é muito forte aqui. São quase 60 mil passageiros/hora. Este terminal vai dar então maior conforto ao conseguir distribuir melhor os passageiros para os seus destinos”, afirmou Roberto Garibe, secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras.
A obra receberá investimentos na ordem de R$ 139 milhões, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana, do governo federal. A estrutura terá uma área de 40 mil m² e será complementar ao terminal lá existente. O novo empreendimento deverá ter subsolos com estacionamento para carros e motos. No total, serão 488 vagas para veículos e 100 para motos.
A prefeitura quer ainda promover obras no viário da região, como o alargamento e duplicação das ruas Itaquerinha, São Teodoro e Harry Dannenberg, com a canalização do córrego do Rio Verde e a construção de um Parque Linear junto a sua margem. Outros dois viadutos, que interligarão a Avenida Líder às avenidas São Teodoro e Itaquera (em forma de Y) e a Avenida São Teodoro à Avenida Líder deverão ser erguidos.