Metrô SP

Movimento quer trocar nome da Estação Faria Lima

44693791

Um coletivo no Facebook colhe assinaturas para mudar o nome de uma estação na Linha 4-Amarela: a Faria Lima, que na visão destes moradores deveria se chamar largo da Batata. Até nesta segunda-feira (7) o abaixo assinado já tinha mais de 600 assinaturas. “A região do largo foi o segundo aldeamento da cidade. É suficientemente importante pela memoria histórica e sentimental para ter um nome de estação”, diz Fernanda Salles, uma das organizadoras do movimento.

A ação já virou um projeto de lei após o grupo procurar a Assembleia Legislativa. O nome foi criado pela companhia do Metrô em 2007 depois de pesquisas. O largo da batata ganhou o nome por causa da vendas de batatas no Mercado de Caipiras, atual mercado municipal de Pinheiros.

A ação não é uma novidade. Estações como Sumaré – Santuário Nossa Senhora de Fátima e Jardim São Paulo – Ayrton Senna passam pelo mesmo processo. Outros pedidos de alterações não tiveram sucesso, como o caso de Anhangabaú, Bresser-Mooca, Tamanduateí e Tiradentes. De acordo com projetos de lei que foram vetados, as paradas teriam os nomes alterados para Zumbi de Palmares, Juventus, Imperador do Ipiranga e Frei Galvão, respectivamente.

Na Linha 15-Prata uma imagem compartilhada no facebook exigia que o nome da futura estação Camilo Haddad mudasse para Vila Ema.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus