Recordar é viver

Da Estação Brás até Mogi das Cruzes na década de 50

As atuais linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM ainda que precisam de melhorias na infraestrutura para torna-las um serviço no padrão do Metrô, já tiveram melhorias quanto as composições, regularidade de horários, além da extinção dos famosos pingentes, que era os usuários viajando pendurados nos trens. Esta melhora é recente, onde até o começo da década passada era possível ver estes tipos de problemas nas ferrovias paulistas.

As duas ligações que nasceram da antiga Central do Brasil, que foi uma das principais ferrovias do país, ligando as então províncias do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais já viveu momentos piores.

No vídeo a seguir você confere a panorama da ferrovia na década de 50, quando foi iniciada a eletrificação do trecho:

YouTube video

Estação Brás, antiga Roosevelt
Estação Brás, antiga Roosevelt

itaim62

Antiga Estação Itaquera
Antiga Estação Itaquera

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus