Trem de Carga

6 Motivos para o Brasil investir em transporte de cargas por ferrovias

Com a discussão acirrada na corrida presidencial, não faltam debates nas redes sociais em qual candidato é mais preparado para o futuro do nosso país. Porém, muitas vezes o que vemos é um bate boca que gira em torno de acusações, onde as propostas dos presidenciáveis deveriam ser levados em conta.

Na falta de debate de idéias, a logística do Brasil quase sempre é esquecida na discussão. O Via Trolebus não tem compromisso com nenhum dos dois partidos que polarizam a disputa eleitoral nos últimos anos, mas quer discutir mobilidade, e esse tema abrange também o transporte de cargas.

Nesta postagem relacionamentos 6 vantagens extraídas de uma publicação da canadense Michelle Lalande-Dery, autora do livro La suite des idées (Les Editions Lucange, Québec, Canadá), onde é relata que a via férrea possuí vantagens consideráveis. Algumas estão listadas abaixo:

1# – Numa distância de 1 km, um caminhão consome 13 vezes mais energia que um trem para transportar uma tonelada de frete.

2# – Uma via férrea de um único par de trilhos equivale a uma via expressa de 14 pistas paralelas.

3# – Um comboio de 200 vagões transporta tanto quanto 400 carretas rodoviárias.

4# – Acrescentar um único trem de frete à rede equivale a retirar da circulação até 280 caminhões.

5# – Redução dos níveis de poluição do ar, sobretudo quando o transporte ferroviário for movido a energia elétrica.

6# – No caso de locomotivas movidas a diesel, o reservatório tem capacidade para 15’000 litros. A maior parte dos trens pode percorrer mais de 1600km sem precisar reabastecer.

Imagem extraída do site "Mafia CTC"
Imagem extraída do site “Mafia CTC

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios