Ciclista

São Paulo ganha mais 13 km de ciclovias neste final de semana. Confira os trechos

***FOTO EMBARGADA PARA INTERNET E CAPA DIÁRIO SP***
S�O PAULO, SP, 09.08.2014: CICLOVIA/SP -  Ciclistas durante percurso em ciclovia. O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, inaugura a Ciclovia Santa Cecilia/Barra Funda, quarta etapa da rede cicloviária do Centro Histórico,  Ciclovia Santa Cecilia/Barra Funda, com saída do Pateo do Collegio até a Barra Funda, na zona oeste de São Paulo. (Foto: Rivaldo Gomes/Folhapress)
A capital paulista ganhou no final de semana mais 13 km de ciclovias. Confira:

Tatuapé

No Tatuapé, Zona Leste da cidade, foi entregue um novo trecho de ciclovia com 800 metros de extensão, interligando a ciclovia existente na Avenida Vereador Abel Ferreira e o Parque Esportivo do Trabalhador. O percurso será formado pelas ruas Jacob Fath, Antônio Alves Barril, Antônio Daminello e Mello Bini. O trajeto será bidirecional ao lado do passeio.

Centro

Um novo trecho de ciclovia com 1,1 km de extensão passou a funcionar na região central da cidade de São Paulo. O novo percurso seguirá por vias do Bom Retiro e, futuramente, fará parte da ligação cicloviária com a região norte da cidade. O traçado, bidirecional no leito viário à direita, representa a 7ª. etapa da rede cicloviária do Centro Histórico, conectando a região do Bom Retiro às ciclovias do Centro:

Na Rua dos Americanos, entre a Avenida Dr. Abraão Ribeiro e a Rua do Bosque;
Na Rua Cruzeiro, entre as ruas do Bosque e Luigi Grecco;
Na Rua Luigi Grecco, entre a Rua Cruzeiro e a passarela da CPTM, próximo da Rua Anhanguera.
Há travessia rodocicloviária em cruzamentos ao longo da Rua dos Americanos, como, por exemplo, junto às ruas Baronesa de Porto Carreiro, Solimões, James Holland, Norma Pieruccine Giannotti e Dr. Ribeiro de Almeida e, também, na interseção da Rua Cruzeiro com a Rua Cônego Vicente Miguel Marino.

Brás

A Av. Rangel Pestana e o Viaduto Maestro Alberto Marino, na Zona Leste, ganham 500 metros de ciclovia. O percurso será bidirecional, do lado esquerdo, das vias mencionadas, no trecho entre a Rua Jairo Góis e o Largo da Concórdia. O traçado proporciona conexão entre a Paróquia Bom Jesus do Brás e a Estação Brás da CPTM, além de integrar as zonas comerciais do Brás.

Pacaembu

A região do Pacaembu, na Zona Oeste da cidade, ganhou uma ciclovia bidirecional de 1,4 km de extensão seguindo por algumas vias daquele bairro e também de Higienópolis, a saber:

Na Rua Itatiara, entre as ruas Itápolis e Armando Penteado;
Na Rua Armando Penteado, entre as ruas Itatiara e Piauí;
Na Rua Piauí, entre as ruas Armando Penteado e Itambé.
O traçado será à esquerda e interligará as praças Charles Miller, Vilaboim e Buenos Aires, além do polo universitário FAAP e Mackenzie.

Chácara santo Antonio

A região da Chácara Santo Antônio, Granja Julieta e Alto da Boa Vista, na Zona Sul da cidade, ganha mais 800 metros de ciclovia em continuidade àquela de 2,4 km aberta em 8 de agosto. Bidirecional, o novo percurso cruza com as ruas Alexandre Dumas e Verbo Divino, proporcionando conexão da Estação Granja Julieta da CPTM com o Parque Severo Gomes. O traçado passa sobre o leito carroçável nos seguintes locais:

Na Rua Pires de Oliveira, à direita, no trecho entre a Rua Fernandes Moreira e a Rua Maestro Jordão Bernardino de Sene;
Na Rua Maestro Jordão Bernardino de Sene, entre a Rua Pires de Oliveira e a Rua Barbosa Lopes.
Na Rua Maestro Jordão Bernardino de Sene, a ciclovia se situa ora à esquerda no trecho entre as ruas Pires de Oliveira e Inácio Borba ora à direita entre a Rua Inácio Borba e a Rua Barbosa Lopes.

Jaguaré

A partir do próximo sábado, dia 6 de setembro, novos trechos de ciclovias serão abertos na região do Jaguaré, na Zona Oeste da cidade, no total de 4,8 km. O primeiro trecho inclui as avenidas Antônio de Souza Noschese e Leão Machado; o segundo, as avenidas Presidente Altino e General Mac Arthur; e o terceiro, mais curto, fará a ligação da Rua Santo Eurilo com a ciclovia da Avenida Escola Politécnica.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus