SPTrans

Proposta torna Minhocão em Corredor de Ônibus

copyright-Movimento-90-graus

Você é a favor da demolição do minhocão? E se o Elevado Costa e Silva fosse transformado em corredor de ônibus, como o Expresso Tiradentes? Sim, esta é uma nova proposta para o futuro da via, que hoje é dedicada exclusivamente aos carros, e que liga a Zona Central até a Oeste da capital paulista.

Mas, segundo pesquisa do Datafolha, 53% dos entrevistados são contra a desativação da via, enquanto 23% querem a transformação num parque linear, e 7% querem a demolição e outros 17% não têm opinião sobre o assunto. Talvez estes 53% tenham dúvida de onde será desviado o trânsito de carro que hoje passa pelo local com a possível desativação.

Não existe ao certo ainda uma definição sobre o futuro do elevado. Isso por que na primeira audiência sobre a demolição, realizada no dia 9 de setembro na Câmara, a sessão acabou em um racha entre grupos favoráveis à demolição total e outro grupo que defende a manutenção da estrutura e a transformação em um parque.

A ideia em demolir ou mudar a utilidade do Minhocão não é nova, mas ganhou força após o Plano Diretor de São Paulo ser aprovado, onde é previsto uma lei que possibilita a demolição ou a criação de um parque linear.

A via foi criada em 1971 pelo então prefeito Paulo Maluf.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus