Um levantamento da SPTrans mostra que os ônibus que trafegam na zona sul de São Paulo são os que mais registraram reclamações, pelo menos no mês de julho. Do ranking de 10 linhas, 7 delas passam nesta região da cidade. Confira o ranking:
1# 502J-10 – Estação Autódromo – Metrô Santa Cruz – 26 reclamações
2# 574J-10 – Metrô Conceição – Terminal vila Carrão – 25 reclamações
3# 702C-10 – Jardim Bonfiglioli – Metrô Belém – 22 reclamações
4# 477P-10 – Ipiranga – Rio Pequeno – 20 reclamações
5# 6006-10 – Jardim Herculano – Shop. Interlados – 20 reclamações
6# 6913-10 – Terminal Varginha – Terminal Bandeira – 18 reclamações
7# 4311-10 – Terminal São Mateus – Terminal Pq. Dom Pedro II – 17 reclamações
8# 971R-10 – Estação Jaraguá – Metrô Santana – 16 reclamações
9# 476G-10 – Jardim Elba – Ibirapuera – 16 reclamações
10# 637G-10 – Grajaú – Pinheiros – 16 reclamações
As queixas mais frequentes refere-se a operação, que engloba horários não cumpridos, a demora dos ônibus e a lotação nos veículos. Na sequencia das reclamações esta o comportamento dos motoristas e cobradores, como o direção perigosa. A São Paulo Transporte informa que as queixas diminuíram 40% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.
O passageiro pode e deve denunciar irregularidades, através do telefone 156 ou pelo site da
SPTrans.