São Paulo VLT

Aberto edital de licitação do túnel entre Santos e Guarujá

DIVULGAÇÃO_1234
Nesta quarta-feira (27) será aberto o edital de pré-qualificação, procedimento administrativo que tem por finalidade antecipar a fase habilitatória da licitação, para um túnel que vai ligar a cidade de Santos ao Guarujá, com 1,7 km de extensão e 21 metros de profundidade, chamado de “Submerso”.

De acordo com Laurence Casagrande Lourenço, presidente da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), em entrevista à Rádio Jovem Pan a obra, que custará R$ 1,99 bilhão, será feita com “tecnologia inédita” no Brasil, onde existem cerca de 150 túneis similares em operação no mundo. O método construtivo será feito de maneira com que seis elementos de concreto armado do túnel serão construídos fora da água, e posteriormente levados flutuando até o local, para depois serem instalados, afundados e conectados:

YouTube video

A técnica foi trazida da Holanda: “Além das obras de confecção do túnel, estão incluídos no pacote (de licitação) mais de 5 km de vias em Santos e Guarujá que conectarão o túnel a todo o sistema viário” da região, explicou o presidente da Dersa.

DIVULGAÇÃO_1242

Ciclovia e VLT

Segundo ainda Laurence Casagrande Lourenço, o túnel abrigará uma passagem aos pedestres e ciclistas separada do trafego de veículos em uma galeria intermediária totalmente vedada.

“as curvas e as rampas do futuro túnel foram feitos em consonância aos requisitos técnicos do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos)”, disse o presidente da Dersa. Porém não existe prazo para levar o VLT até o Guarujá.

Pedágio

O trecho será tarifado, nas palavras de Laurence, para que ninguém “fuja” do pedágio da balsa e rodovia. O preço será similar aos dos demais caminhos.

Prazos

O presidente da Dersa disse à reportagem da Jovem pan que o “prazo de implantação previsto é de 44 meses”, estando o túnel em operação em 2018.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus